• Fernando Fecarotta

Como escolher os gráficos para seu Dashboard

Segundo Stephen Few, “Um dashboard é a apresentação visual das informações mais importantes e necessárias para alcançar um ou mais objetivos do negócio, consolidadas e ajustadas em uma única tela para que a informação possa ser monitorada de forma ágil”.

Um dashboard deve ser de fácil leitura, de nada adianta ter gráficos bonitos, cheios de dimensões, mas com informações confusas. Por isso é importante saber qual gráfico deve ser utilizado em cada situação.


Para se ter uma ideia, um gráfico que é amplamente utilizado, mas que é recomendado evitar é o gráfico de pizza, dentre os motivos podemos ressaltar:


  • Dificuldade na análise comparativa, quando temos percentuais muito próximos (exemplo: 27% e 30%). Visualmente a imagem é muito parecida, mas representa uma diferença de 10% no resultado entre esses valores

  • Muitos valores, quando temos muitas categorias num gráfico de pizza, além do problema da análise comparativa citada anteriormente, temos o problema de valores pequenos que ficam escondidos. Será necessário o uso de muitas cores para representar cada categoria, com certeza haverão cores semelhantes que irão confundir a analise, mesmo que se coloque legendas.


Essa foi só uma ilustração de problemas com um tipo de gráfico que pode ser facilmente contornado com o uso de outros gráficos.


A escolha do gráfico certo para representar uma informação é essencial, os gráficos mais utilizados e de fácil entendimento são os de linha e de barra. Apesar de serem simples e objetivos, não atendem todas as necessidades, havendo assim a necessidade de entender a melhor aplicação de cada gráfico.


Pensando nisso, nós da MentorsTec preparamos um material em PDF para auxiliar na escolha do gráfico para seu Dashboard, conforme a necessidade. É um material de apoio que vai te ajudar a produzir painéis que atendam melhor os objetivos propostos.


Para receber o seu infográfico acesse: https://www.mentorstec.com.br/guia-para-escolha-de-graficos



89 visualizações