Este tutorial foi feito usando windows10.
Primeiramente você vai precisar de um kernel do Linux na sua máquina, como conseguir isso? Com o Windows 10 isso ficou muito fácil, basta ir na Microsoft Store.
Procure por “linux” e instale a sua versão favorita do Linux (no meu caso é o bom e velho Ubunto).
Tendo uma versão do Linux instalado (quando a instalação terminar ele vai te obrigar a criar um usuário, mas isso não tem segredo basta seguir a instruções que o próprio Linux te fornece) podemos rodar o WSL (Subsistema Windows para Linux), a versão do wsl usada no Docker normalmente é a versão 2 então precisamos setar a versão 2 como a versão padrão da nossa máquina, para isso basta abrir o Powershell usando o executar no nosso computador (Windows + R).
Execute o seguinte comando dentro do powershell "wsl --set-default-version 2".
Assim concluímos o setup da máquina para instalação do Docker. No Windows utilizamos o Docker desktop para subir e gerenciar nossas imagens você pode baixar o Docker desktop pelo site ( https://www.docker.com/products/docker-desktop ) depois basta instalar o Docker desktop (daquele jeito que todos conhecemos, next, next, next, next, next, next...) depois disso podemos subir a nossa primeira imagem Docker!!!
Podemos subir um Docker de duas maneiras principais, por linha de comando (no exemplo abaixo vemos o exemplo de uma instância mysql no Docker).
Ou por um arquivo com a extensão .yaml (ele vai funcionar de uma forma parecida com a linha de comando, mas na minha opinião fica mais organizado para uso no dia a dia).
Vamos criar um arquivo .yaml e testar o nosso Docker, basta copiar esse exemplo abaixo no bloco de notas e salvar o arquivo com o nome docker-compose.yaml.
# Use root/example as user/password credentials
version: '3.1'
services:
db:
image: mysql
command: --default-authentication-plugin=mysql_native_password
restart: always
environment:
MYSQL_ROOT_PASSWORD: example
adminer:
image: adminer
restart: always
ports:
- 8080:8080
Agora navegamos no local onde o arquivo se encontra usando o powershell e execultamos o seguinte comando ( docker-compose up ).
Esse comando faz o Docker compose baixar todos os arquivos necessários e subir a nossa instancia mysql na porta 8080, para testar basta acessar localhost:8080 (como no exemplo abaixo).
Ou pode se conectar com o seu gerenciador de banco de dados favorito (como o dbeaver por exemplo) com o host: localhost e a porta: 8080 lembrando que o usuário é “root” e a senha é “example” como você pode observar no arquivo .yaml que nós criamos.
Se deu tudo certo até aqui parabéns!!!!!! Você fez a instalação completa do seu Docker e já subiu a sua primeira imagem, agora vá se divertir neste vasto mundo de dockers.
Links auxiliares:
Documentação WSL: https://docs.microsoft.com/pt-br/windows/wsl/install-win10
Documentação Docker mysql: https://hub.docker.com/_/mysql
Bruno Maia de Jesus
Engenheiro de Dados
Ficou muito bom e fácil de entender