• Diego Ferrarini

Apresentando seus Dashboards no Power BI semelhante ao Power Point

O Power Point é sem dúvida umas das ferramentas mais famosas do mercado e utilizadas em ambientes corporativos para apresentações de slides. Seja em reuniões, palestras ou até mesmo de forma impressa em apostilas, é muito comum ver o uso dessa ferramenta dentro das organizações para facilitar o entendimento de quem assiste uma apresentação e de quem a apresenta.


Com o surgimento de ferramentas de Business Intelligence e sua grande adesão por parte das organizações, os dados que antes precisavam ser processados e analisados em planilhas eletrônicas, muitas vezes convertidos em gráficos para serem apresentados de forma visual e elegante no Power Point, passaram a estar disponíveis em ferramentas poderosas como o Power BI onde todo esse processo está pronto, restando apenas a real análise dos fatos e sua apresentação ou explicação.


Mas como podemos fazer para que nossos Dashboards do Power BI, através de seus mais variados gráficos, possam ser apresentados de forma semelhante ao Power Point? A resposta é “Indicadores”! Sim através de Indicadores veremos como traçar uma sequência de fatos que te auxiliaram a apresentar seus dados.


Antes de começarmos, é importante saber que em versões mais antigas do Power BI, o recurso de Indicadores não vem habilitado de forma nativa. Portanto, você precisa estar usando a versão mais recente, ou acessando a guia “Opções e configurações”, depois “Opções” e depois em “Recursos de Visualização” verificar se o campo “Indicadores” está selecionado.


Os passos a seguir são apenas sugestivos, as escolhas de quais itens mostrar, de qual forma ou ordem, ficam a seu critério. No nosso caso, primeiramente criaremos um Indicador que mostre todo o nosso Dashboard. Para isso, vamos até a guia “Exibição” e clicaremos sobre o campo “Indicadores” e na guia aberta ao lado direito clicaremos sobre “Adicionar”. Vamos nomear esse indicador de “Visão Geral”.

Figura 1 – Criação do primeiro Indicador


Podemos aplicar filtros e seleções conforme nossas necessidades e deixar determinado gráfico em destaque na tela. Para isso, basta clicarmos sobre os três pontinhos no canto superior direito e acessar a opção “Destaque”.

Figura 2 – Aplicando efeito de desfoque no gráfico selecionado.


Com esse efeito aplicado criaremos nosso segundo Indicador, daremos à ele o nome de “Valor total bruto”. O resultado de como ficou pode ser conferido abaixo

Figura 3 – Resultado do efeito de “Destaque”.


Um outro efeito que pode ser aplicado é o “Modo de foco”. Nesse efeito, toda a tela será preenchida com o elemento selecionado. Para isso, basta selecionarmos essa opção no canto superior direito da figura no qual desejamos focar.

Figura 4 – Aplicando o modo de foco.


Com o resultado, criaremos nosso terceiro Indicador e daremos à ele o nome de “Valor total bruto - foco”. Para sair do modo de foco, basta clicarmos sobre a opção “Voltar ao relatório” no canto superior esquerdo. Abaixo, uma demonstração de como ficou:

Figura 5 - Modo de foco.


Caso você precise alterar a ordem dos indicadores, você pode clicar e arrastá-los para onde você quer. Você também pode agrupar seus Indicadores em um único local, para isso basta clicar sobre eles com o CTRL pressionado e clicando com o botão direito selecionar a opção “Agrupar”.


Por fim, para apresentar nossos Indicadores basta selecionarmos a opção “Exibição”. O Power BI automaticamente irá inserir uma barra de navegação abaixo, onde você controlar se deseja avançar ou retroceder na exibição. Para sair, basta que clicar no “X”.


Os passos acima podem ser realizados mais vezes conforme a necessidade de cada um. No final, você terá uma apresentação sequencial dos elementos que você selecionou, muito similar aos mais variados programas de slides encontrados no mercado.



10 visualizações

Encontre clareza quando mais precisar

Aplicando experiências e tecnologias para transformar dados em informações úteis e acessíveis

Contato

© 2020 MentorsTec